Como lavar sua roupa de ginastica

Como lavar dry fit, poliamida e poliéster: cuidados essenciais com sua roupa de ginástica
Dry fit, poliamida, elastano e poliéster são os tecidos sintéticos mais comuns das suas leggings, tops e camisetas usadas na academia. Por isso, é hora de saber qual a melhor forma de lavar essas roupas especiais e como tirar cheiro ruim de tecido sintético.
Ambos os tecidos são fibras sintéticas muito utilizadas em roupas de ginástica devido suas características de durabilidade, leveza, elasticidade e baixa absorção de umidade, permitindo maior respiração. Além de resistentes, ainda são fáceis de lavar e não ficam muito amarrotadas, ou seja, são tecidos ideais para quem preza pela praticidade.

Entretanto, para evitar que percam suas propriedades é preciso tomar alguns cuidados especiais, ou você arrisca que sua peça perca a elasticidade e dure menos. Portanto veja a seguir como lavar poliamida e elastano corretamente.

Elastano:

  1. Lave as peças mais delicadas separadamente à mão ou dentro de sacos protetores.
  2. Utilize água fria, de preferência, e um sabão desenvolvido especificamente para lavar roupas de ginástica como o novo OMO Sports.
  3. Evite torcer a peça para não prejudicar sua elasticidade.
  4. Se houver alguma mancha, faça a aplicação direta de Omo Sports Líquido e esfregue suavemente com com os dedos ou com uma escova de cerdas macias.
  5. Deixe secar ao ar livre em uma superfície plana para evitar marcas do varal ou pregador.

Para saber quais peças podem ser levadas na máquina, consulte as informações das etiquetas.

Poliamida:

  1. Separe as peças por cores (divida entre claras e escuras).
  2. Sempre lave as peças em água fria, usando um sabão desenvolvido especificamente para as roupas de ginástica. Uma excelente opção é o novo OMO Sports, que trata não só do suor como das manchas mais teimosas.
  3. Seque as peças em local ventilado, pode pendurar no varal verticalmente.

Essas roupas não necessitam ser passadas, mas se precisar dar uma alisada nelas, utilize a temperatura mais baixa do ferro e não o passe sobre estampas.

Como lavar dry fit

Outro tecido muito popular para as roupas de ginástica é o dry fit, que é feito com uma tecnologia avançada que absorve o excesso de umidade do corpo, evitando aquelas camisas encharcadas e as famosas pizzas debaixo do braço devido à transpiração.

Assim como os outros materiais sintéticos citados, apesar das vantagens é preciso saber como lavar dry fit adequadamente para que ele mantenha suas propriedades. Para isso consulte sempre as instruções de manutenção das etiquetas, mas de forma geral:

  • Separe as peças por cor antes de colocar na máquina.
  • Lave-as sempre do avesso e no ciclo para roupas delicadas.
  • Evite lavar a seco e utilizar amaciantes.
  • A secagem deve ser feita ao ar livre.