5 problemas que você pode evitar só bebendo água

Nosso corpo é constituido de cerca de 60% a 70% de água. Nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Beber bastante líquido é vital para a nossa saúde.

Entre outras funções, a água:

  • Transporta nutrientes e oxigênio através das células;
  • Regula a temperatura do corpo;
  • Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes;
  • Ajuda nosso metabolismo;
  • Protege e hidrata nossas articulações e células.

Todas as células de nosso corpo necessitam de água. Nosso cérebro, por exemplo, consiste em 90% de água, portanto, se não suprimos corretamente a necessidade de água em nosso corpo, nosso cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e enxaqueca.

Falta de água pode causar

  • Cansaço;
  • Cãibras musculares;
  • Ressecamento da pele;
  • Constipação;
  • Pressão sanguinea irregular;
  • Risco de morte, em casos mais graves.

A água é considerada o solvente universal e auxilia na liberação das toxinas filtradas pelo rim, através da urina. A escassez de água no organismo pode ser identificada através de alguns sintomas como:

  • Mucosas secas;
  • Pressão baixa;
  • Ressecamento de pele;
  • Maior concentração da urina, o que a torna mais escassa e mais escura.

Não existe consenso sobre a quantidade de água diária que precisamos beber todo dia. Mas sabe-se que pacientes com calculose renal, por exemplo, precisam beber mais água para auxiliar na dissolução dos sais presentes em nosso organismo.

Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, é importante também levar em consideração outras fontes de perda de líquido (como o suor) e beber sempre água o suficiente para sentir-se saciado.

5 itens dos benefícios da agua:

Para Pele:

Para evitar problemas relacionados a pele, como acne ou envelhecimento precoce, por exemplo, beba água! O consumo de água contribui para a renovação das fibras de colágeno que, por sua vez, são responsáveis pela sustentação da pele e evitam seu envelhecimento. Além disso, tomar água ajuda eliminar as toxinas do corpo, reduzindo o risco de espinhas.

Ou seja, tomar a quantidade certa de água diariamente faz com que a pele fique sempre com um aspecto saudável e muito mais bonito.

Para dor de cabeça: 

A dor de cabeça é um problema muito incômodo, nos deixa mal-humoradas e pode até mesmo acabar com o nosso dia, não é mesmo!? Quando ela (a dor) nos incomoda, a primeira coisa que pensamos é em tomar algum analgésico, mas você sabia que, muitas vezes, a dor de cabeça pode ser eliminada bebendo água? Pois é, em muitos casos, a dor de cabeça pode ser causada por desidratação. Se essa realmente for a causa da sua dor de cabeça, experimente tomar alguns copos de água e verá como o seu problema será resolvido rapidamente!

 

elimina o inchaço:

Beber água contribui para o bom funcionamento dos rins, isso porque ela ajuda na eliminação de resíduos, toxinas e outros elementos desnecessários ao corpo. Sendo assim, com os rins trabalhando adequadamente, o nosso corpo apresenta menos retenção de líquidos e sódio, que são uns dos principais culpados pelo inchaço corporal. Ah, é bom destacar que um corpo hidratado também contribui para uma melhor circulação sanguínea, evitando o inchaço. Resumindo: tome água e se livre daquela sensação de estar sempre inchada que ninguém gosta!

intestino preguiçoso:

O seu relógio biológico está sempre atrasado e as idas ao banheiro estão cada vez mais escassas? Talvez você precise consumir mais água! É claro que, para ter um intestino reguladinho, você precisa investir no consumo de alimentos com fibras, legumes e frutas, porém, se você não tomar a quantidade adequada de água diariamente, de nada adianta. Isso porque tomar água colabora nos movimentos intestinais e na formação das fezes. Dessa maneira, fica mais fácil para o corpo processar e eliminar os excessos desses alimentos, fazendo com que o seu intestino volte a funcionar corretamente.

Perda de Peso:

Quem iria imaginar que apenas a água seria um aliado tão importante na tarefa de perder peso, que muitas vezes pode ser um problema?

Pois é, tomar água durante o dia corrobora para a sensação de saciedade, evitando as famosas escapadinhas para fazer um lanchinho. Além disso, como dissemos, ela é parceirona na hora de melhorar o funcionamento do intestino, assim como auxilia a digestão. Tudo isso faz com que a perda de peso fique muito mais fácil. Mas, não se esqueça que o emagrecimento só é possível com a junção do hábito de beber água à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, ok!?

Ah, quer saber de mais uma função incrível da água para um corpitcho ainda mais lindo? Então aí vai! Já que vimos que o consumo de água ajuda a eliminar as impurezas do corpo, facilita a evacuação e melhora a circulação do sangue, saiba que todos esses fatores trabalham juntos para evitar o aparecimento da celulite! Não é uma maravilha?

Parece que a água é realmente uma substância mágica, não é mesmo?