A importância em beber agua

Nosso corpo é constituido de cerca de 60% a 70% de água. Nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Beber bastante líquido é vital para a nossa saúde.

Entre outras funções, a água:

  • Transporta nutrientes e oxigênio através das células;
  • Regula a temperatura do corpo;
  • Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes;
  • Ajuda nosso metabolismo;
  • Protege e hidrata nossas articulações e células.

Todas as células de nosso corpo necessitam de água. Nosso cérebro, por exemplo, consiste em 90% de água, portanto, se não suprimos corretamente a necessidade de água em nosso corpo, nosso cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e enxaqueca.

Falta de água pode causar

  • Cansaço;
  • Cãibras musculares;
  • Ressecamento da pele;
  • Constipação;
  • Pressão sanguinea irregular;
  • Risco de morte, em casos mais graves.

A água é considerada o solvente universal e auxilia na liberação das toxinas filtradas pelo rim, através da urina. A escassez de água no organismo pode ser identificada através de alguns sintomas como:

  • Mucosas secas;
  • Pressão baixa;
  • Ressecamento de pele;
  • Maior concentração da urina, o que a torna mais escassa e mais escura.

Não existe consenso sobre a quantidade de água diária que precisamos beber todo dia. Mas sabe-se que pacientes com calculose renal, por exemplo, precisam beber mais água para auxiliar na dissolução dos sais presentes em nosso organismo.

Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, é importante também levar em consideração outras fontes de perda de líquido (como o suor) e beber sempre água o suficiente para sentir-se saciado.